UNIÃO NACIONAL DE
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
DO BANCO DO BRASIL
 
 
 
 
     
A Origem do Movimento
 

No início do segundo semestre de 2009, houve uma efervescência nas discussões havidas nos e-Grupos bbfuncionarios@yahoogrupos.com.br e antigo grupo REDE-SOS-DE-NOTICIAS-CASSI-PREVI, atual REDE-SOS@yahoogrupos.com.br motivada, principalmente, pelas preocupações quanto à questão do superávit. Como de hábito quando o nível de participações cresce, brotaram inúmeras propostas e sugestões: abaixo-assinados, produção de pautas de reivindicações, realização de reuniões locais e até formação de uma comissão para ir a Brasília.

 
Registre-se também, a bem da verdade, que não faltaram as habituais vozes conservadoras pregando que não adiantava fazermos nada, que a nossa única defesa já estava sendo feita (recorrer à Justiça), que nunca teremos chances contra o Banco e o Governo etc...
 
Uma das propostas apresentadas previa a criação de uma nova entidade para se buscar a união de todos os aposentados e pensionistas. Todavia, na seqüência das discussões, chegou-se às  inconveniências dessa idéia. E foi do encontro dessa impossibilidade com a realidade de que era preciso fazer algo e urgente para se sair da letargia reinante, que nasceu o Movimento Pela União Nacional de Aposentados e Pensionistas do BB (UNAP-BB).    

 
Das diversas discussões públicas e particulares que ocorreram sobre o tema,  via Internet e por telefone,  os colegas Adrião e Raposo elaboraram um Manifesto de lançamento do Movimento. Apresentado às pessoas responsáveis pelo atuante e-Grupo REDE-SOS (Cleide, Daisy, Eliane e Mauro) o documento foi aceito e transposto para um Boletim.  Contando também com a importante colaboração  do  ACORDA-BB-INFORMATIVO@yahoogrupos.com.br (e-Grupo e saite), o Manifesto foi amplamente divulgado através do diversos e-Grupos do universo BB, no dia 18 de setembro de 2009.

 
Nesse documento foi feito um diagnóstico da nossa situação ao longo dos anos e foram apresentadas propostas e um projeto para se tentar alterar o lamentável caminho determinista que temos trilhado. É fundamental que todos leiam o Manifesto, tirem suas dúvidas conosco e nos ajudem na importante missão de construir a tão necessária UNIÃO de todos.