UNIÃO NACIONAL DE
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
DO BANCO DO BRASIL
 
 
 

CONSCIENTIZANDO - 1

 

O MOVIMENTO pela União Nacional de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil é um chamamento aos aposentados e pensionistas, individualmente.

 

Prezados colegas associados da PREVI,

 

Não é exatamente criar uma entidade NOVA o que nos move, neste momento.  Nem tampouco desprezar o concurso – que julgamos indispensável – das entidades de funcionários, especialmente as integradas por assistidos.  O MOVIMENTO é, isto sim, o nosso grito contra as injustiças que vêm sendo praticadas em nosso desfavor.

 
O que queremos é demonstrar com firmeza que não podemos pactuar com a linha de conduta seguida por alguns mandatários do Governo – não a Instituição Banco do Brasil – que insistem em buscar condenar aposentados e pensionistas a uma continuada queda de poder aquisitivo e a um processo criminoso de apropriação pelo Banco da poupança que construímos na PREVI, para ter um benefício condigno.  Pagamos por isso e de acordo com a norma ditada pela Instituição, primeiro com nossa contribuição por pesado desconto de nosso salário e segundo com o salário indireto imanente ao contrato de trabalho, pela dedicação e  atuação diferenciada, a característica reconhecida do funcionalismo do Banco do Brasil.

 
Não queremos aceitar sem reação que os assistidos mudem de padrão de vida à proporção em que a idade lhes chegue, simplesmente para que sejam distribuídos dividendos com os acionistas, inclusive os estrangeiros, a partir de agora.  E isso, havendo participado para a formação de patrimônio respeitável e que hoje ainda cobre com superávit as necessidades de pagamento de nossos benefícios.

 
Portanto, o MOVIMENTO é um chamado aos aposentados e pensionistas para que assumam, INDIVIDUALMENTE, uma posição de protesto em condenação aos saques sobre a poupança que acumulamos, na PREVI, inclusive com o sacrifício para a família de pesadas retiradas de nossos salários, durante a vida e mesmo quando aposentado.

 
Vale a pena acrescentar que o projeto coloca em primeiro plano a disposição dos assistidos em apoiarem uma etapa de inusitado crescimento do patrimônio líquido e dos lucros da Instituição Banco do Brasil.

 
Por conseguinte, esperamos que as entidades todas acolham nosso projeto e se integrem na luta por seus resultados positivos, bem como ofereça instrumentos para que se alcance a União Nacional de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil.

 
Adrião – Rio, 19.09.2009